Com o objetivo de discutir novas técnicas relacionadas ao manejo da irrigação e economia de água na cultura videira (uva), foi realizado no último dia 24, em Marinópolis, o “Encontro Técnico sobre Manejo da Água e Sistemas de Irrigação na Cultura da Uva”.
O evento foi coordenado pela Área de Hidráulica e Irrigação da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP) e Casa da Agricultura do município, contando com a participação de viticultores da região, Agrônomos e representantes da CATI.
O Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da UNESP de Ilha Solteira, abriu a série de palestras falando sobre a atuação da Área de Hidráulica e Irrigação na região Noroeste do Estado, a qual, vem desenvolvendo projetos que visam atender as necessidades dos pequenos e grandes produtores, passando por diversas culturas, como feijão, milho, figo, melão, pupunha e uva, com o propósito de modernizar a agricultura irrigada e promover o desenvolvimento regional. Tangerino também fez um alerta especial em relação aos problemas ligados à falta de conservação do solo, que tem afetado a qualidade dos córregos da região, especialmente em relação a alta concentração de ferro na água, que chega a entupir sistemas de irrigação.
Outras palestras – Durante o evento, o Engenheiro Agrônomo e Diretor da IRRIGATERRA, Marcelo Akira Suzuki, ainda abordou o tema “Sistemas de irrigação e automação para uso na fruticultura”, na qual comentou sobre as vantagens da utilização da irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) para a cultura da uva, gerando economia de água e energia, como também, de capital de investimento.
Já o Engenheiro Agrônomo e Mestrando em Agronomia na UNESP Cláudio Ricardo da Silva, falou sobre o “Clima e manejo da irrigação na produtividade da uva de mesa no noroeste paulista”, onde discorreu sobre os resultados obtidos até o presente momento nos experimentos sobre manejo e métodos de irrigação na videira, localizados no Sítio Três Irmãos e em outras quatro propriedades em Marinópolis.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, Ano III, 5 e 6 de Outubro de 1999, p. A3