Hoje, os Drs. Enes Furlani Júnior e Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP – Ilha Solteira estão em Votuporanga, participando do I Encontro sobre Irrigação em Café.O evento que começa as 8:15 horas no Assary Clube de Campo, discute a cafeicultura irrigada como forma de modernizar a agricultura regional e também da retomada do crescimento sócio-econômicos regional. Neste sentido, a UNESP – Ilha Solteira tem se destaca- do na região por realizar pesquisas e atividades que vêm de encontro com as necessidades dos produtores rurais e promovem o desenvolvimento da região.
O Dr. Enes fala sobre os aspectos técnicos da cultura, enfocando os resultados obtidos em experimentos realizados na UNESP e também sobre a situação da cafeicultura atual, perspectivas futuras, variedades, enxertia e produção de mudas. De acordo com o Dr. Enes, os efeitos da irrigação sobre a fisiologia da cultura receberá uma abordagem especial.
Já o junqueiropolense Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP – Ilha Solteira faz uma abordagem inicial sobre a situação atual e a importância da agricultura para o desenvolvimento sócio-econômico regional. Na segunda parte de sua exposição, os métodos e sistemas de irrigação disponíveis, o manejo da irrigação e também a recuperação e conservação dos mananciais de água serão abordados com profundidade.
Nesta retomada atual dos plantios da cultura do café, muitos cafeicultores têm optado pela irrigação por gotejamento que permite, além da economia da água e energia, fazer a fertirrigação, ou seja a aplicação dos fertilizantes juntamente com a água, reduzindo drasticamente os custos de produção. Neste sentido, uma nova tecnologia em irrigação por gotejamento – o tubogotejador – deve ser apre- sentada aos produtores pelos Engenheiros Eugênio Brunheroto (Carborundum) e Marcelo Akira Suzuki (IRRIGATERRA). Esta tecnologia permite uma redução nos investimentos com irrigação e também na operação dos sistemas.O Ba nespa estará apresentado as linhas de crédito disponíveis, atualmente, e o evento deverá ser finalizado com a visita à Fazenda São João, em Alvares Florence.
Jornal Regional, Dracena, ANO XII, no. 2.375, p. 04