Período ideal para implantar um sistema de irrigação

11/03/2003

Como é típico no Brasil, muitas pessoas deixam tudo para a última hora, o que não pode acontecer quando o assunto é garantir a irrigação da lavoura. Com tantas instabilidades nos fenômenos naturais, o produtor deve ficar atento, e começar a implantar um sistema de irrigação bem antes do período de seca.
Os trâmites burocráticos que envolvem o direito de implantar um sistema de irrigação, podem complicar a situação do produtor que não investir rapidamente no desenvolvimento e aquisição deste recurso. “O processo é lento. O desenvolvimento de um projeto e a execução da obra devem ser começados o quanto antes, para que quando iniciar o período de pico tudo esteja pronto”, ressalta o Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, que é Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação na UNESP Ilha Solteira.
Hernandez ressalta ainda a enorme demanda nas empresas de irrigação durante o período seco, o que também favorece algumas limitações no atendimento. Se o produtor investir e procurar conhecer os projetos de irrigação antes do período de seca começar, certamente a lavoura vai estar garantida em qualquer época do ano.
Outro ponto a ser considerado é a Outorga do uso da água. De acordo com o Engenheiro Agrônomo Marcelo Akira Suzuki, a IRRIGATERRA, além de projetar e instalar sistemas de irrigação, é uma empresa que apoia o produtor na hora de requerer autorização junto aos setores públicos. Segundo ele, a empresa se responsabiliza em estar encaminhando todos os procedimentos necessários para a liberação da autorga. Assim, protegendo o produtor rural de mais uma sessão de intermináveis burocracias. Já com legalização para implantar o sistema de irrigação, o investidor poderá ficar livre para outras negociações como buscar os recursos necessários para o sucesso no plantio.

Eliane Lourenço – Assessoria Imprensa

Notícias

Sua mensagem foi enviada.

Aguarde o nosso retorno.