Garantir a produção de leite em vários períodos do ano é um dos grandes desejos do pecuarista. Para isso é necessário que o pasto esteja em condições adequadas para fornecer um bom alimento para o gado. Pensando nisto o pecuarista Antonio Edgar Carvalho Patha, de Nhandeara, implantou em sua propriedade um projeto de irrigação.
Na tarde do dia 05 de agosto, quinta-feira, na presença de 42 pecuaristas e, Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários, Patha inaugurou seus 6,2 hectares no sistema de irrigação por aspersão em malha em sua propriedade e tem a expectativa de aumentar a lotação de seu pasto e também a produtividade de seu rebanho, garantindo lucros adicionais.
O sistema de irrigação foi implantado pela empresa IRRIGATERRA, especializada em projetos de irrigação que após a análise das opções técnico-econômicas de projeto ofereceu o sistema que utiliza tubulação fixa e aspersores de baixa vazão que se movimentam na área, sem interferir no pastejo rotacionado.
Com a irrigação é possível deixar o gado por mais tempo no pasto, utilizando o cocho em poucas fases do ano. Hoje, Patha possui cerca de 60 cabeças de gado em 6,2 hectares, e de acordo com o proprietário em um pasto irrigado será possível aumentar este número chegando a um total de 80 cabeças em um mesmo espaço. Patha destacou que uma das únicas possibilidades de reduzir os custos da produção de leite é investir na tecnologia da irrigação.
Para a Médica Veterinária Marianne de Oliveira Silva, da CATI, a melhor maneira de garantir a produção de leite, tendo um baixo custo por mês, é garantir a irrigação da pastagem. Sem irrigação não tem como ter uma produção regular de leite, destacou Marianne.