Os agricultores da região já podem contar com um novo aliado que contribui para o aumento da produtividade da lavoura. O novo sistema de irrigação noturna, cujo programa, visa conscientizar a população rual sobre economia de energia. Fazendo uso da água e da energia elétrica de modo inteligente e racional, o método proporciona o barteamento da tarifa de energia utilizada das 21:30 às 6:00 horas.
Esse programa facilita aos agricultores que sofrem como o significativo gasto de energia absorvida pela bomba de água, pois reduz o consumo no horário de pico (entre 17:30 e 21:30 horas), incentivando o uso da energia elétrica durante a madrugada. Segundo o Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, especialista em Engenharia de Irrigação e Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o uso da irrigação noturna é facilitado quando o produtor dispõe de sistemas automatizados ou de sistemas de baixa precipitação, por não necessitar de mão de obra.
O produtor deve solicitar a visita de um técnico da concessionária de energia (no caso de Votuporanga a Elektro) em sua propriedade para uma análise do projeto para a partir daí fazer o contrato inicial, que pode gerar uma redução de até 70% na conta de energia elétrica.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Mauro Takao Suzuki, de Votuporanga, “o produtor ganha em eficiência na irrigação, gastando menos água para atender as necessidades das culturas, pois com a irrigação noturna, as perdas de água para a atmosfera diminuem, pois à noite, a umidade relativa do ar é maior e a velocidade do vento é geralmente menor do que no período diurno”.
Jornal A Cidade, Votuporanga, 12 de setembro de 2004, p.7