Irrigação noturna como uma alternativa para reduzir os custos

24/08/2005

A irrigação noturna é uma alternativa para reduzir os custos com energia elétrica. O programa, disponibilizado pelas companhias elétricas, visa a conscientizar a população rural sobre a economia de energia, incentivando o consumo na madrugada, fora do horário de pico.

  • A irrigação das 21:30 horas às 6 horas pode baratear a conta de energia em até 70%.
  • Irrigar à noite é mais indicado quando o produtor dispõe de sistemas automatizados, que não necessitam de mão-de-obra.
  • A irrigação noturna economiza, além de energia, água. À noite, a temperatura é mais baixa, umidade relativa mais alta e há menos vento, a água evapora menos, tornando mais eficiente a aplicação, resultando, ainda na redução do tempo de irrigação.
  • Para instalar irrigação noturna, o agricultor precisa adquirir o medidor de consumo (que custa, em média, R$ 1 mil), com a companhia elétrica da cidade. É especial porque detecta o horário em que a energia está sendo consumida. É a própria companhia que faz a instação.

Fontes: Agrônomo Mauro Takao Suzuki, da IRRIGATERRA, tel. (0-18) 3704-4090 e Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Universidade Federal Paulista (UNESP) Ilha Solteira, tel.
(018) 3743-1180.

Notícias

Sua mensagem foi enviada.

Aguarde o nosso retorno.