O empresário Carlos Alberto de Almeida Salles, tradicional comerciante de Pereira Barreto investiu R$23.500,00 na aquisição de um sistema semiautomático de irrigação, capaz de irrigar um parea de 70 hectares.
O investimento em si anuncia uma virada em seus negócios. Carlão da Cereagro, como é conhecido, com esse investimento, consolida o abandono das atividades ligadas à comercialização de insumos e equipamentos agrícolas, para se dedicar exclusivamente às atividades de produção de cereais, antes realizadas sem o auxílio da irrigação.
O equipamento, adquirido na IRRIGATERRA, tradicional empresa especializada em irrigação de Pereira Barreto, foi o Turbomaq 125-G5-4R, classificado com carretel enrolador. O sistema possui uma turbina que faz a tração do canhão aspersor e deverá irrigar as culturas de feijão e milho. É o primeiro a ser instalado na região. Para o Engenheiro Agrônomo Marcelo Akira Suzuki, Diretor da IRRIGATERRA, “o sistema Turbomaq se adequa muito bem para se fazer a irrigação em áreas estreitas e compridas, além de ser uma ótima opção para arrendatários”.
Carlos Salles ainda relata a burocracia e alta carga de impostos incidentes sobre o comércio, foram os fatores que mais pesaram na sua decisão de se dedicar intensamente à produção de cereais, agora irrigados.
Este ano, a região tem recebido investimentos expressivos em irrigação. Em junho, o pecuarista Wilson de Figueiredo Filho, de Andradina, implantou seu primeiro pivô central e uma grande quantidade de produtores têm implantado irrigação em pomares de frutas, apostando na diversificação agrícola e na geração de novos empregos.
Jornal de Fato, Pereira Barreto, 07 de Setembro de 1996, p. 6.