Em viagem aos EUA IRRIGATERRA participa do Irrigation Show e busca conhecimento, produtos e novas tecnologias

15/12/2010

Visita técnica conheçou em Phoenix – Arizona e se estendeu até a California – Na viagem o milagre da irrigação: de deserto à imensas áreas verdes e o conhecimento ampliado sobre irrigação de parques, jardins e campos esportivos, conseguido nas visitas à fábricas e até campos de Golf

O Diretor da IRRIGATERRA, Engenheiro Agrônomo Marcelo Akira Suzuki, empreendeu viagem aos Estados Unidos no período de 3 à 11 de dezembro em busca de aprimoramento e novos conhecimentos em irrigação e agricultura irrigada.

Mandendo a característica de vanguarda em equipamentos e soluções para a alta produtividade das culturas com uso da irrigação, a IRRIGATERRA investe em treinamento e na busca de novas oportunidades e conhecimento.

A viagem começou com a participação na IRRIGATION SHOW, o maior evento mundial da irrigação. Promovido pela Irrigation Association, reune fabricantes, distribuidores de equipamentos, projetistas, instaladores, pesquisadores e interessados em geral.

Realizada anualmente, fabricantes lançam produtos e pesquisadores apresentam as novidades técnicas e definem as linhas de pesquisa em temas ligados à irrigação e agricultura irrigada. Em 2010, o Irrigation Show foi realizado em Phoenix, Arizona entre os dias 5 e 7 de dezembro.

Em 2011, o Irrigation Show será realizado em San Diego, California, entre os dias 6 e 8 de novembro.

Após conhecer as novas tecnologias e técnicas apresentadas pelos palestrantes, instrutores e pesquisadores, O Engenheiro Agrônomo Marcelo Akira Suzuki empreendeu viagem pelos desertos do Arizona e California.

A comitiva formada pelos Professores da UNESP Fernando Braz Tangerino Hernandez e João Cury Saad, por Marcelo Akira Suzki e pelo Diretor da Kadox Christian Bernet visitaram em Maricopa – Arizona o US Arid-Land Agricultural Research Center, onde foram recebidos pelo Diretor Albert Clemment, um dos mais reconhecidos pesquisados em eficiência do uso da água para irrigação e avaliação de equipamentos.

Após conhecer a estrutura física e as linhas de pesquisa sairam em visitas à áreas irrigadas na região de Maricopa, em pleno deserto do Arizona. Irrigação por superfície, pivô central e irrigação localizada são utilizadas para fornecer água às culturas de alfafa, algodão, citros, melão, entre outras. Também foi visto confinamento bovino para maximizar a produção. A água, escassa, tem como fonte tanto poços, como água superficial, principalmente, com longos canais que distribuem água para as propriedades.

A viagem depois seguiu pela California com visitas à Imperial Dam e seus sistemas de decantação de água, All American Canal e seus sistemas auxiliares de armazenamento e controle da água e áreas irrigadas no Imperial Irrigation District, com visitas aos municípios de Yuma, Imperial e El Centro. Hortaliças em geral são cultivas nesta região, com destaque ao alface que é exportado apar o Japão.

Nas visitas à áreas irrigadas na California fomos recebidos pelo Engenheiro Sócrates Gonzales, Responsável pelo suprimento de água do Imperial Irrigation District aos 191 mil hectares de terras agrícolas, sendo irrigados atualmente 175 mil hectares.

A última etapa das visitas técnicas foi em San Marcos, também na California, à fábrica da Hunter Industries, fabricante de aspersores para irrigação de campos esportivos, parques e jardins e um dos fornecedores da IRRIGATERRA.

Além de conhecer a fábrica, a visita à San Marcos e Carlsbad teve como objetivo conhecer em detalhes às técnicas envolvidas na irrigação de campos de golf, desde aspectos econômicos até técnicos, considerando a especificidade do esporte e ainda os projetos paisagísticos e seus sistemas de irrigação.

Notícias

Sua mensagem foi enviada.

Aguarde o nosso retorno.