Irrigação reduz custos com animais

19/08/2004

O uso da irrigação como forma de diminuir o gasto com ração e suplementos alimentares para o rebanho, mesmo no inverno, foi o principal tema da palestra do professor Moacyr Corsi, da Escola Superior Agrícola Luiz de Quieroz (ESALQ), ontem na 4ª Exposição de Pecuária Leiteira (Expolact 2004), em Rio Preto. O público que participou da exposição também pôde observar o julgamento de gado girolando, que ocorreu durante todo o dia. Convidado pela Láctea Noroeste e pela Associação de Produtores de Leite do Noroeste Paulista, Corsi explicou como melhorar as pastagens durante o inverno. Embora a irrigação não resolva totalmente o problema de extração de forragem, diz, ela reduz o período de carência desse tipo de alimentação.
Ele destacou que a irrigação pode ser utilizada em pequenas propriedades, com a utilização de mangueiras, assim como em sistemas integrados ou pivô. Segundo Corsi, com a irrigação de 10% da propriedade, em casos limites, o produtor pode passar de um animal por hectare durante o ano para seis animais. O professor da ESALQ também ofereceu dicas básicas aos pecuaristas de como controlar os investimentos em produção, afirmando que a rentabilidade por hectare na produção leiteira é maior do que em outras culturas, inclusive da soja. Hoje, o professor Luís Gustavo Nússio, também da ESALQ, profere palestra às 9h15, com tema “Comparação entre volumosos para vacas leiteiras”.

Julgamento
Ontem, durante a Expolact, foram julgados 154 animais da raça girolando. De acordo com Karyna Majoros, organizadora do julgamento, são avaliados aprumo e caracterização racial dos animais, que são divididos em categorias conforme a idade. O resultado do julgamento do girolando será divulgado hoje. Na quinta-feira ocorreu o julgamento do gado da raça gir. Foram expostos 26 animais de oito criadores diferentes. Os prêmios para vaca adulta e touro sênior, principais categorias, foram obtidos pela mesma criadora Emirene Maria Navarro da Cruz, da Fazenda Irene, do município de Zacarias.

Diário da Região, São José do Rio Preto, 21 de Agosto de 2004.

Notícias

Sua mensagem foi enviada.

Aguarde o nosso retorno.